Saturday, March 17, 2007

Valores Europeus


O título deste quadro de Delacroix "A liberdade guiando o povo", pintado em 1830 (data sugestiva) parece-me adequado como introdução da postagem que hoje me apetece partilhar.

Retirado do site https://www.iheu.org/v4e/html/portuguese.html, que visa congregar esforços dos cidadãos europeus no sentido da afirmação e da defesa dos valores seculares/laicos da Europa, designadamente no âmbito de uma (previsivelmente) próxima iniciativa de retoma do projecto de dotar a União Europeia com uma Constituição Política, encontramos propugnados os seguintes valores;
Nós, o povo da Europa, aqui afirmamos os nossos valores comuns. Não se baseiam numa só cultura ou tradição, mas assentam em todas as culturas que conformam a Europa moderna.

Afirmamos o valor, a dignidade e autonomia de cada indivíduo e o direito de todos à maior liberdade possível compatível com os direitos dos outros.
Defendemos a democracia e os direitos humanos e procuramos para o maior desenvolvimento possível de cada ser humano.

Reconhecemos o nosso dever de cuidar de toda a Humanidade incluindo as gerações vindouras e a nossa responsabilidade e dependência da Natureza.

Afirmamos a igualdade de homens e mulheres. Todas as pessoas devem ser tratadas de igual forma perante a lei, independentemente de raça, origem, crença religiosa, idioma, género, orientação sexual ou capacidades.

Afirmamos o direito de todos a adoptarem e seguirem uma crença ou religião da sua escolha. Mas as crenças de qualquer grupo não podem ser utilizadas para limitar os direitos dos outros.
Defendemos que o Estado deve permanecer neutro em questões de religião e crença, sem favorecer nem prejudicar ninguém.

Defendemos que a liberdade pessoal deve ser combinada com a responsabilidade social. Procuramos criar uma sociedade justa baseada na razão e na compaixão, na qual cada cidadão possa desempenhar plenamente o seu papel.

Defendemos tanto a tolerância quanto a liberdade de expressão.

Afirmamos o direito de todos a uma educação aberta e completa.

Rejeitamos a intimidação, a violência e a incitação à violência na resolução de disputas e defendemos que os conflitos devem ser resolvidos através da negociação e por meios legais.

Defendemos a liberdade de investigação em todas as esferas da vida humana e a aplicação da ciência ao serviço do bem-estar humano.
Procuramos usar a ciência de forma criativa, não destrutiva.

Defendemos a liberdade de criação artística, valorizamos a criatividade e a imaginação e reconhecemos o poder transformador da arte.
Afirmamos a importância da literatura, da música e das artes visuais e do espectáculo para o desenvolvimento e realização do ser humano.
Após visita a este endereço, de imediato me ocorreu, alguem se esqueceu de informar os líderes europeus, lobbys económicos e parceiros da existência deste site, porque na definição das políticas e legislação Europeia eu não encontro reflexo dos proclamados valores ...
E ao Sr. Eng.º alguem o avisou?
Bizarro!
Maria do Mar

2 comments:

Anonymous said...

Os lideres europeus, têm desculpa pois andam sempre em viagem, fazendo e coleccionando milhas áreas, pulando de hotel em hotel, de aperto de mão em aperto de mão, de beijo em beijo, de conferência em conferência, provando as diversas águas minerais que ainda vão existindo no planeta.
Quanto ao Sr. Engenheiro, ou anda a fazer as suas corridas de manutenção, ou então está junto da sua nova namorada: a “Sisi Controladora”, pois parece que anda de candeias às avessas com a outra, daí que não tenha tempo para minudências relacionadas com a afirmação e a defesa dos valores seculares/laicos da Europa.
Mas não era má ideia que tanto uns, como o outro fossem arranjando algum tempo, nas suas agendas sempre muito preenchidas, para se debruçarem sobre esta questão.

Anonymous said...

Eu, mesmo tendo muito bons princípios, sendo um democrata a sério, um lutador, um defensor dos direitos humanos, não consigo perceber porque é que Delacroix, no meio de tanta miséria e morte, pintou a Liberdade com uns seios assim!
Vocês percebem?
Coisas de artista! Só pode!