Sunday, March 18, 2007

Amar em Português..



Onde deixamos o AMOR?
No meio da hiperactividade das nossas vidas, entre as filas de trânsito caóticas, a sandocha mal engolida ao almoço e as tricas do escritório, pouco tempo nos sobra .... E a verdade é que deixamos de querer ter tempo para o AMOR, amor aos outros, amor a nós próprios, amor à vida e aos pequenos nadas que se tornam tanto... Afinal onde deixámos o AMOR?
Preocupa-nos o carro do vizinho, o saldo no banco, a peregrinação ao hipermercado, preocupa-nos a vida do vizinho, e a verdade é que nos esquecemos da nossa, pior, será que nos preocupamos com tudo isso apenas porque a nossa vida é vazia e desinteressante...
Já não há poetas?, já não há canções de amor?, já não há amor daquele que a Florbela, o Camões entre outros escreveram?... Quando foi a ultima vez que dissemos "Eu gosto muito de ti amigo/amiga"
Quando foi a ultima vez que olhamos alguém nos olhos e dissemos "A tua presença é fundamental na minha vida"
Quando foi a ultima vez que ajudamos alguém que precisava de nós, sem sequer conhecer essa pessoa?
Quando foi a ultima vez que passeamos na praia, olhámos o céu junto com a pessoa certa, e que lhe dissemos, sem o teu abraço, nada faz sentido?
Quando foi a última vez que olhamos nos olhos dos nossos pai, mãe, filho, irmão e lhes dissemos, obrigado por todo o amor que me dás, lhes dissemos, o meu tempo é o teu tempo, estou aqui sempre que precisares?
Afinal onde deixámos o AMOR?
Só para relembrar ...
Minh’alma, de sonhar-te, anda perdida.
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer razão do meu viver
Pois que tu és já toda a minha vida!...
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
«Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim!...»
Florbela Espanca


Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer.
É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder.
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
"Luis Vaz De Camões"


Amor é chama que mata,
Dizem todos com razão,
É mal do coração
E com ele se endoidece.
O amor é um sorriso
Sorriso que desfalece.
Madeixa que se desata
Denominam-no também.
O amor não é um bem:
Quem ama sempre padece.
O amor é um perfume
Perfume que se esvanece.
Mário de Sá Carneiro






10 comments:

Anonymous said...

o amor, o amor, o amor, o amor, o amor.....

Anonymous said...

Sem o amor, o que seria da imaginação?....

Anonymous said...

Quando lê a citação abaixo, que sentimentos lhe vêm à cabeça?

"Um beirão não bate em mulheres"!

Anonymous said...

Só gajos com fardas lol...a comentar..

#######

Vladimir said...

Então Maria do Mar...aguardamos expectantes novas postagens, vamos lá a pôr a imaginação a trabalhar.

Anonymous said...

HAAAAAAAAAAAAA, o Amor, esse polén misterioso que a Primavera traz !!!!

Vladimir said...

Já que se fala do amar em português:

Eu adoro o amor!
Ele é lindo!
Quando estou apaixonada,
Até sinto uma dor.

O amor é a melhor
Coisa do mundo!
Devemos adorá-lo
Para ficarmos juntos,
Com a pessoa que amamos.

Eu não gosto de ninguém,
Mas gostava de gostar
Mas é claro de alguém
Que também de mim
Possa gostar.

Sara Ribeiro Ferreira - 4º ano
Escola Básica do 1º ciclo Maria Máxima Vaz

Anonymous said...

Segui as indicações da casa "Lacoste" já vi e gostei muito, é de uma elevação intelectual sem limite:

www.cabelinhoapaulobento.blogspot.com

Anonymous said...

Caro Vladimir,
ainda não percebi por que carga de água os nossos encontros são por estas bandas....

Lord of Erewhon said...

Dois belos poemas.