Saturday, December 15, 2007

O meu Natal


Está frio lá fora, apressam-se os passos, aprumam-se os embrulhos, a luz das estrelas e o brilho dos enfeites da natal iluminam a rua, enchem-nos a esperança.



No calor de casa, brilha a luz de um pinheiro de verde verdadeiro, cintilam as bolas e as fitas. No presépio brilha a estrela e relembra-se o nascimento celebrado.




Cheira a canela e azevinho, e a mesa hoje de gala, com as louças, as pratas e os cristais, só neste dia utilizados espera ansiosa a família que ali vai celebrar o Natal e dom de amar e ser amado.



Na cozinha, prepara-se a ceia, a avó frita filhoses, a tia as rabanadas, o primo e a prima desenham estrelas e círculos no arroz doce, cabe-me a mim a sublime tarefa de mexer a calda, perfeita, doce e perfumada.

Um a um vão chegando com abraços sentidos, sorrisos e saudades, trazem as lembranças para tocar e o desejo de partilhar, mas trazem acima de tudo a magia de saber pertencer a uma família que se sente e vive como tal.

Todos estão presentes, ninguém é deixado para trás.

A magia está em cada canto da sala, sente-se nas vozes, nas conversas que se entrecruzam, no bacalhau e no peru, nas gargalhadas e nos olhares.

Ainda à mesa mas já no café, os doces são colocados e enchem os olhos gulosos de açúcar, antecedendo o prazer do gosto.

Prepara-se o cenário, sobe-se o pano improvisado, saído da arca da avó e encena-se a peça cantam-se as canções vêem-se lágrimas, ... de saudade, de alegria de orgulho maternal...


De repente é meia noite, e por entre cúmplices e momentâneas ausências e sussurros, ouve-se o estrondo, são 2 segundos de silêncio que antecedem a correria e os gritos de surpesa;

Corro para a cozinha e no sapatinho que deixara ficar na chaminé, lá estavam ... os presentes com tanto esforço merecidos. Não está lá o Pai Natal mas a bolacha meio trincada e a Coca-cola bebida reforçam a certeza da sua fugaz presença.

Depois é a alegria da partilha, as gargalhadas dos presentes, o primo e a prima, a tia e o tio, a avó e o avô, os pais, o mimo e a ternura que fazem do Natal a melhor época do ano.


Este foi durante muitos anos o meu Natal, e é o Natal que hoje partilho e preparo com muito amor para a minha família. Alguns já não estão presentes, mas em cada brilho, luz, abraço, e voto distribuído encontro-os com a certeza de que vivem no meu Natal, no meu dia e na minha vida com a presença de um amor que se dá e se recebe e nunca nos abandona...



Que o vosso Natal seja tão mágico e feliz como o meu e ilumine diariamente corações e sonhos.

FELIZ NATAL!!!!!

3 comments:

Anonymous said...

FELIZ NATAL!!!!!

Vladimir said...

Um Ano Novo em que todos os sonhos se concretizem...

Anonymous said...

Espero que ao menos pelo Natal se publique por aqui nova postagem.

Vladimir da Lapa