Saturday, February 24, 2007




Ser Português


"O português é capaz de tudo, logo que não lhe exijam que o seja. Somos um grande povo de heróis adiados. (...) Cada um de nós tem um Quinto Império no bairro e um auto-D. Sebastião em série fotográfica do Grandela. (...) O lirismo, diz-se, é a qualidade máxima da raça. Cada vez cantamos mais um fado." - Fernando Pessoa

"Augurai, gentes vindouras, Que o rei, que de aqui há-de ir,Vos há-de tornar a vir passadas trinta tesouras." - Fernando Pessoa acerca da volta de D. Sebastião


Ser Português já não é o que era, ou será? Seremos nós um povo triste e desiludido, a viver à sombra de um passado glorioso, que não soubemos rentabilizar, presos a uma inércia iletrada, a um deixar andar para ver no que vai dar, a uma desculpabilização e inércia colectivas?!


Seremos nós apenas e ainda só a SAUDADE e o FADO?

Quero Acreditar que não, quero acreditar que Portugal é um país que quer mudar, que tem um povo capaz e determinado para mudança, mantendo e aproveitando o que de melhor temos, para evoluir, para crescer para ter de novo ORGULHO em dizer que somos PORTUGUESES.

Depende de cada um de nós mudar, intervir, fazer agitar mentalidades, abanar consciências, propor um caminho, derrubar barreiras, sejam elas pessoais ou políticas.


EU QUERO FAZER MELHOR

No comments: