Saturday, December 15, 2007

O meu Natal


Está frio lá fora, apressam-se os passos, aprumam-se os embrulhos, a luz das estrelas e o brilho dos enfeites da natal iluminam a rua, enchem-nos a esperança.



No calor de casa, brilha a luz de um pinheiro de verde verdadeiro, cintilam as bolas e as fitas. No presépio brilha a estrela e relembra-se o nascimento celebrado.




Cheira a canela e azevinho, e a mesa hoje de gala, com as louças, as pratas e os cristais, só neste dia utilizados espera ansiosa a família que ali vai celebrar o Natal e dom de amar e ser amado.



Na cozinha, prepara-se a ceia, a avó frita filhoses, a tia as rabanadas, o primo e a prima desenham estrelas e círculos no arroz doce, cabe-me a mim a sublime tarefa de mexer a calda, perfeita, doce e perfumada.

Um a um vão chegando com abraços sentidos, sorrisos e saudades, trazem as lembranças para tocar e o desejo de partilhar, mas trazem acima de tudo a magia de saber pertencer a uma família que se sente e vive como tal.

Todos estão presentes, ninguém é deixado para trás.

A magia está em cada canto da sala, sente-se nas vozes, nas conversas que se entrecruzam, no bacalhau e no peru, nas gargalhadas e nos olhares.

Ainda à mesa mas já no café, os doces são colocados e enchem os olhos gulosos de açúcar, antecedendo o prazer do gosto.

Prepara-se o cenário, sobe-se o pano improvisado, saído da arca da avó e encena-se a peça cantam-se as canções vêem-se lágrimas, ... de saudade, de alegria de orgulho maternal...


De repente é meia noite, e por entre cúmplices e momentâneas ausências e sussurros, ouve-se o estrondo, são 2 segundos de silêncio que antecedem a correria e os gritos de surpesa;

Corro para a cozinha e no sapatinho que deixara ficar na chaminé, lá estavam ... os presentes com tanto esforço merecidos. Não está lá o Pai Natal mas a bolacha meio trincada e a Coca-cola bebida reforçam a certeza da sua fugaz presença.

Depois é a alegria da partilha, as gargalhadas dos presentes, o primo e a prima, a tia e o tio, a avó e o avô, os pais, o mimo e a ternura que fazem do Natal a melhor época do ano.


Este foi durante muitos anos o meu Natal, e é o Natal que hoje partilho e preparo com muito amor para a minha família. Alguns já não estão presentes, mas em cada brilho, luz, abraço, e voto distribuído encontro-os com a certeza de que vivem no meu Natal, no meu dia e na minha vida com a presença de um amor que se dá e se recebe e nunca nos abandona...



Que o vosso Natal seja tão mágico e feliz como o meu e ilumine diariamente corações e sonhos.

FELIZ NATAL!!!!!